Link Dedicado: veja quais as principais vantagens

Homem digita em notebook apoiado em mesa de escritório. O link dedicado ajuda as empresas a diminuir prejuízos causados por falta de conexão.

Um problema muito sério para uma empresa, em termos de tecnologia, é perder dinheiro por falhas de conexão com a internet, por isso, o Link Dedicado é uma tecnologia desenvolvida para blindar a sua organização de imprevistos e prejuízos causados por instabilidades no quesito conectividade.

Em nosso país, cerca de 82% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, segundo a Agência Brasil. Isso significa que são potenciais consumidores impulsionados pela facilidade de acesso. 

Ou seja, é altamente necessário investir na velocidade de acesso e na qualidade da conexão para não perder clientes ou ficar com a sua equipe parada, sem produzir. 

Por isso, é preciso buscar caminhos que blindam a oscilação da sua rede ou que possam derrubar o sinal de internet na sua empresa. 

Uma alternativa que garante uma estabilidade de conexão estratégica para os seus negócios é o Link Dedicado. Nessa postagem no blog da Algar Telecom, você vai entender:

  • O que é o Link Dedicado e como ele funciona?
  • Quem precisa de Link Dedicado?
  • Qual a vantagem de ter um Link Dedicado para empresas?
  • O que é banda larga e como ela funciona?
  • A banda larga é ideal para quem?
  • Quais são as vantagens da banda larga?
  • Banda larga ou Link Dedicado? Qual escolher?

Para facilitar o seu entendimento, não deixe de ler o nosso infográfico com 8 motivos para a sua empresa contratar um link dedicado.

O que é o Link Dedicado e como ele funciona?

O Link Dedicado, também chamado de conexão exclusiva, é uma alternativa excelente para empresas que precisam de alto desempenho de conexão o tempo todo, ou por determinado período. 

Ele é diferente das conexões tradicionais ou compartilhadas, nas quais o sinal é dividido entre todos os usuários.

Nessas conexões citadas acima, os serviços de acesso à internet normalmente não fazem uma separação entre o “caminho” a ser usado pelos usuários para acessar a rede. 

Resultado: a velocidade da conexão é constantemente alterada de acordo com o número de acessos naquele momento.

Já nessa solução tecnológica, o “produto” é composto por um link em que o assinante usa especificamente para a transmissão de dados. 

Ou seja, é um tipo de conexão de internet na qual existe uma infraestrutura exclusiva de acesso. Sendo assim, existe um caminho livre entre o provedor e o cliente que opta por esse modelo.

Agora vamos a uma analogia para simplificar seu funcionamento:

  • Um Link Dedicado é como uma rodovia reta que está livre de trânsito. Já o sinal de internet é como um único carro que vai passar por ela.
  • Agora, uma conexão tradicional é como uma rodovia cheia de curvas e acessos para vários lados, por onde muitos carros precisam trafegar até a sua curva certa.
  • Assim, é muito mais difícil chegar ao destino de forma rápida e existe ainda o risco de ter imprevistos no meio do caminho.
  • A partir da definição acima, já fica claro que o Link Dedicado é um caminho tranquilo, sem interrupções, que permite chegar ao destino final bem mais rápido. Isso significa que se a internet estiver lenta na empresa, o link de internet dedicado não toma conhecimento disso. Com ele, sua conexão não oscila e nem é interrompida. 

Quem precisa de Link Dedicado?

Homem gesticula para outras pessoas sentadas em mesa de escritório com vários notebooks. O link dedicado é mais caro que a banda larga, então é preciso avaliar a necessidade da empresa.

Você pode ter entendido o que é um link dedicado, achado o máximo e estar pronto para contratar isso para sua empresa. 

Porém, antes de realmente decidir por ele, há pontos a serem ponderados.

Toda solução tecnológica da sua empresa precisa dar retorno financeiro ao caixa, nem sempre podemos sair investindo no que é melhor sem colocar na ponta do lápis se isso realmente faz sentido para nós. 

O fato é que o serviço de Link Dedicado é mais caro do que o de banda larga, então é preciso saber se sua organização realmente precisa disso. 

Dessa maneira, preparamos alguns questionamentos que podem clarear a sua mente.

  • Sua empresa pode perder negócios por uma falha de conexão?
  • Sua equipe ficará completamente improdutiva sem internet?
  • Você cuida de dados extremamente sigilosos e qualquer falha na segurança pode significar uma catástrofe?

Se a resposta for sim a alguns desses itens, saiba que ponderar sobre a contratação de serviço de Link Dedicado é algo necessário.

Qual a vantagem de ter um Link Dedicado para empresas?

Após contratar o serviço de Link Dedicado, o que esperar de vantagens para os meus negócios? 

Falaremos de alguns benefícios-chaves para sua empresa:

  • Conexão de alta performance
  • Uso de 100% da velocidade contratada
  • Sinal estável, sem congestionamento
  • Velocidade simétrica para download e upload
  • Suporte técnico altamente qualificado
  • Mais flexibilidade no controle dos custos
  • Maior segurança para seus dados
  • Fornecimento de IPs válidos e fixos

Conexão de alta performance

Com o Link Dedicado, a conexão é exclusiva e de alta velocidade, além disso, a sua empresa pode ter mais velocidade em períodos de demanda maior e, quando esse período diminuir, tudo volta ao normal.

Além disso, tem a garantia de monitoramento e flexibilidade para aumentar ou diminuir a velocidade contratada.

Uso de 100% da velocidade contratada

Infelizmente, nem sempre conseguimos aproveitar 100% da velocidade da banda larga na qual contratamos, isso acontece por conta de fatores externos, como tráfego intenso em determinados períodos e imprevisibilidades as quais não controlamos. 

Com o Link Dedicado, sua empresa não fica à mercê de acontecimentos externos. 

Sinal estável, sem congestionamento

As velocidades da banda larga convencional costumam ser instáveis e, dependendo das atividades desempenhadas pelos funcionários, há quedas de conexão repentinas, especialmente em períodos de pico.

E, diante disso, empresas que executam recursos operacionais básicos na nuvem podem ter sua produtividade significativamente comprometida. 

Com o link de internet dedicado, você não precisa se preocupar. Não há instabilidade na conexão.

Velocidade simétrica para download e upload

Mesa de escritório com vários equipamentos e o monitor do computador mostrando a palavra “download”. A velocidade simétrica para download e upload é uma das vantagens do link dedicado.

Muitas vezes, conseguimos boa performance para download, mas o upload quase sempre é comprometido. 

No Link de internet Dedicado, ambas as velocidades são equiparadas, ótimo para empresas que trabalham subindo muitas informações em nuvens ou enviando-as para clientes e parceiros.

Suporte técnico altamente qualificado

Uma das maiores vantagens do serviço do link de internet é que você tem suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.  

Os planos de serviço de acesso nessa modalidade vêm em um Acordo de Nível de Serviço (SLA) que já garante tempo de circuito. 

E, normalmente, o documento de SLA também detalha um tempo mínimo para resolver problemas de conectividade (se houver), para restaurar o serviço completo. É mais garantia de continuidade nas conexões, além do monitoramento da rede.

Mais flexibilidade no controle dos custos

Nem todas as empresas precisam contar com uma conexão exclusiva a todo momento.  

Para ajudar nisso, o link de internet sob demanda garante liberdade de contratar o serviço somente quando for necessário, o que garante uma maior eficiência dos gastos com a internet.

Maior segurança para seus dados

A banda larga convencional é o meio pelo qual os hackers iniciam os ataques DDoS  e man-in-the-middle, armadilhas entre a vítima e sites relevantes, como os de bancos e  as contas de e-mail.

Já quando se usa uma conexão exclusiva, sem aberturas para a internet pública, ela pode impedir que essas ameaças interrompam suas operações.

Fornecimento de IPs válidos e fixos

Você também recebe IPs fixos para seus servidores internos ao optar por um Link Dedicado. 

Além disso, você pode oferecer o acesso externo às suas páginas na web também de forma dedicada. Assim, é possível garantir a segurança de dados mesmo com um alto volume de tráfego.

O que é banda larga e como ela funciona?

Como sabemos, o termo banda larga se refere à capacidade de transmissão de conexão, que deve ser a 2 ou 5 Megabits por segundo. 

No entanto, esse tipo de contrato não oferece exclusividade de conexão ao contratante. Pelo contrário, é uma conexão de internet compartilhada.

Sendo assim, todos os usuários que contratarem o serviço de determinado provedor vão usar o mesmo caminho para acessar a rede. 

E isso quer dizer que são inúmeros usuários enviando, recebendo e trocando dados e informações ao mesmo tempo, como já explicamos acima.

Já no link de internet dedicado, o usuário tem exclusividade de conexão e, consequentemente, melhor performance do sistema e do sinal de internet. Afinal, você não vai compartilhar sua conexão com nenhum outro usuário.

A banda larga é ideal para quem?

Como já dissemos, nem toda empresa precisa contratar emergencialmente o serviço de Link Dedicado, pois você pode ter um perfil o qual se encaixa perfeitamente com o uso da banda larga. 

Para facilitar seu entendimento, vamos listar alguns pontos que podem fazer com que a sua empresa seja um desses exemplos:

  • Sua empresa não precisa transferir arquivos muito grandes em seus processos.
  • Seu atendimento ao cliente é pontual e flexível.
  • Sua equipe consegue trabalhar mesmo com instabilidades de conectividades.
  • Os dados que você guarda não são tão confidenciais.

Quais são as vantagens da banda larga?

A vantagem quase sempre é o preço, pois ao contratar o link dedicado, você fará um investimento, caso ele não tenha um retorno palpável, não há porque você seguir com ele. Muitas empresas funcionam normalmente com o uso da banda larga, sem prejuízo ou queda de performance.

Banda larga ou Link Dedicado? Qual escolher?

Além do que, com a chegada da LGPD, todos os cuidados em relação à coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados precisam ser redobrados.

Aqui cabe um lembrete, inclusive para lembrar que há penalidades a quem descumprir a determinação da Lei: é de responsabilidade da empresa garantir total segurança no tratamento de dados dos clientes. 

O Link Dedicado é capaz de aumentar o nível de segurança da informação para empresas que transmitem dados entre filiais, pois adiciona uma camada de proteção de dados na borda da sua rede. 

Como menos pessoas utilizam essa alternativa, sendo ela costumeiramente usada para propósitos específicos, a estabilidade on-line é maior, assim como a produtividade das equipes.

E o custo-benefício é digno de menção também, já que ele é personalizável para as necessidades de cada cliente. 

Isso nos leva a concluir seguramente que o Link de internet Dedicado é uma opção muito mais proveitosa para o empreendedor que precisa de segurança e estabilidade. 

Especialmente porque não há oscilação de velocidade, independentemente do número de usuários conectados — já que essa quantidade nunca vai se equiparar à de pessoas on-line por meio da banda larga.

Como escolher o melhor serviço de Link Dedicado para a sua empresa?

Agora que você já conhece algumas das principais vantagens da conexão exclusiva, chegou a hora de conhecer um pouco mais do que oferecemos ao mercado. 

A internet empresarial da Algar Telecom conta com serviços aprimorados de segurança, que garantem maior confiabilidade e qualidade de sua conexão, além de ajudar a proteger os seus valiosos dados.

Essa solução também oferece monitoramento em tempo real e suporte proativo, para garantir que você tenha à sua disposição a velocidade contratada a qualquer momento. 

Também oferecemos acesso a relatórios gerenciais de utilização e performance que direcionam a adaptação da sua rede ao volume das suas atividades.

Com o Link de internet dedicado sob demanda da Algar Telecom, por exemplo, a conexão é exclusiva, dedicada e de alta velocidade, mas só naquele momento em que você precisar dela. 

A sua empresa pode ter mais velocidade em períodos de demanda maior e, quando esse período diminuir, tudo volta ao normal. Além disso, tem a garantia de monitoramento e flexibilidade para aumentar ou diminuir a velocidade contratada.

Perguntas frequentes:

Pessoas reunidas em uma mesa mexendo em notebooks. A Algar Telecom reuniu diversas perguntas frequentes sobre link dedicado.

Qual o diferencial de um Link Dedicado?

O Link Dedicado oferece uma conexão exclusiva, dedicada e de alta velocidade com a garantia de monitoramento e flexibilidade para aumentar ou diminuir a velocidade contratada.

Quais os benefícios de um link dedicado?

  • Confiabilidade, por seu alto nível de segurança para garantir total proteção de dados e sistema.
  • Produtividade, pois alcança índices de respostas satisfatórios mesmo quando os servidores estiverem distantes.
  • Atendimento, com o link exclusivo e dedicado a ligar o cliente a uma porta roteadora da rede Algar Telecom.
  • Velocidade simétrica, pois é garantido que a velocidade de download será igual à velocidade de upload.

Qual melhor link dedicado?

O link de internet dedicado DA Algar conta com serviços aprimorados de segurança, que garantem maior confiabilidade e qualidade de sua conexão, além de ajudar a proteger os seus valiosos dados. 

Essa solução também oferece monitoramento em tempo real e suporte proativo para garantir que você tenha à sua disposição a velocidade contratada a qualquer momento.

Conclusão

Tenha a certeza que o Link Dedicado é capaz de garantir conectividade, segurança e estabilidade para a sua empresa, através de tecnologia dedicada e exclusiva. 

A Algar Telecom se coloca à disposição para ajudar você a entender melhor sobre esse serviço. Para qualquer dúvida, entre em contato com a gente.

Avalie este post

Deixe um comentário