SOC: Qual a sua importância para as empresas?

Como bem sabemos, a questão da segurança de dados precisa ser uma prioridade no planejamento estratégico das empresas. A sobrevivência de um negócio depende muito dos investimentos internos e externos que ele faz. Diante disso, torna-se essencial o papel do SOC nas organizações que desejam se destacar perante a concorrência.

Após a fase da implantação da transformação digital e da adequação às normas da LGPD, as organizações tiveram a oportunidade de perceber certos cenários nocivos que se formam em meio ao descuido, falta de atualizações e  ausência de um sistema robusto que previna qualquer tipo de ameaças ou ataques cibernéticos. 

Atualmente, a função da Security Operation Center (SOC) está totalmente em diálogo com os parâmetros de proteção digital e preservação do patrimônio empresarial. Sem dúvidas, um investimento que só ajuda a engrandecer sua marca. Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Então continue conosco e tenha uma ótima leitura!

O que é SOC (Security Operations Center)?

Segundo dados do relatório da Netscout, dentre os países da América Latina, o nosso país é o que mais sofre ciberataques. Somente no segundo semestre de 2022, o cenário de golpes no Brasil teve uma alta de 19%. Portanto, não adianta realizar o procedimento de passar o scanner de vulnerabilidades uma vez ao ano. Atualmente, é necessário que esse mecanismo seja constante.

Além disso, é fundamental investir em uma equipe técnica que disponha das competências e qualificação profissional necessária para lidar com problemas dessa natureza, agindo de maneira preventiva. Afinal, é interessante visualizar os cenários nocivos e tomar atitudes para que aquele malefício não contamine a empresa.

Todo esse monitoramento e plano de ação à segurança da informação é papel do Security Operation Center (SOC). Por sua vez, trata-se de um Centro de Operações de Segurança capaz de criar gerenciamento que assegure a formação e permanência de um ambiente seguro e que não coloque em risco a integridade do público externo e interno.

A Threat Intelligence é uma medida cada vez mais presente nas empresas de tecnologia, uma vez que ela ajuda no foco da inovação no local de trabalho, mudança de mindset e a otimização dos processos. Neste caso, o SOC colabora na identificação de agentes ocultos e criação de melhores respostas aos incidentes de ameaças específicas em andamento.

Para que ele serve?

Antes de mais nada, é necessário lembrar que a tecnologia evolui constantemente, facilitando ainda o desenvolvimento de ferramentas digitais que otimizam fluxos de trabalho, bem como torna o ambiente corporativo mais produtivo e inovador. Entretanto, essa evolução também incentiva a sofisticação na criação de ciberataques e golpes virtuais.

De maneira geral, todos podem estar sujeitos a tais ataques porque eles são otimizados conforme os avanços tecnológicos e a série de brechas nos sistemas empresariais. Portanto, o Security Operation Center (SOC) serve para as empresas passarem a investir em segurança da informação e reduzir as tentativas de invasão de rede.

Além disso, o SOC ajuda a mitigar os efeitos causados pelos ataques e criar um centro de monitoramento com profissionais que prestam consultoria especializada e agem com total inteligência emocional. Assim é possível ter uma capacidade melhor de resposta rápida contra os incidentes e impedir vazamentos e demais manipulações no sistema.

Transformação digital e segurança da informação: A função do SOC nas empresas 

A transformação digital é um grande marco nas empresas. Afinal, a organização passa a investir no armazenamento em nuvem, um serviço bastante benéfico que reduz certos custos operacionais, proporciona o aumento da produtividade e implementa sistemas integrados que centralizam informações, uma vez que é um mecanismo fundamental para garantir a segurança de dados.

Isso permite realizar a mensuração e o controle dos riscos em busca de otimizar a performance da sua área de TI. O ato de digitalizar processos promove a adoção e preservação de uma Política de Segurança da Informação. Ou seja, um foco em tarefas que valorizam princípios básicos possibilita que a empresa esteja sempre em conformidade com a Lei. 

Também permite detectar possíveis ameaças de modo eficiente, ter o domínio de táticas para uma correção rápida aos problemas, proteger dados que forneçam ferramentas corretas e proporcionar o crescimento do seu negócio.

Quais os principais benefícios de um SOC?

O SOC traz vantagens a longo prazo nas empresas. Primeiramente, porque eles previnem ransomware e outros tipos de ataques. A equipe responsável cria estratégias e táticas de proteção que impedem golpistas de roubar informações sigilosas que podem colocar em risco a integridade de pessoas e gerar prejuízos ao negócio.

Paralelo a isso, não podemos esquecer que o Security Operations Center proporciona um monitoramento preciso às ameaças. Como é possível realizar backups constantes, eles proporcionam uma resposta rápida à recuperação de determinadas informações. Mesmo de forma remota, a segurança será preservada e deixará brechas para ciberataques. 

Como implementar um Centro de Operações de Segurança?

Inicialmente, é interessante contar com um planejamento estratégico e tratar o SOC como um grande projeto que trará grandes impactos positivos na sua cultura organizacional. Além disso, a empresa precisa analisar se dispõe dos recursos necessários para implementar o SOC de maneira correta.

Como se trata de algo bastante inovador e que realmente colabora com a sobrevivência do seu negócio perante um cenário pertinente a ciberataques,  é fundamental considerar a formação de uma parceria comercial. Assim, as duas partes poderão analisar as necessidades da empresa na intenção dela ter acesso a uma solução que proporcione a total segurança das informações corporativas.

Conclusão: Conheça o SOC – Gerenciamento de Segurança da Algar Telecom

As estatísticas comprovam que ciberataques são constantes e a empresa que não se proteger adequadamente pode a qualquer momento ser alvo de criminosos. De maneira geral, esse vazamento de dados traz grandes prejuízos à reputação das marcas. 

Afinal, o público externo e interno sempre desejam permanecer em lugares que transmitam segurança e que se sintam valorizados. Logo, nada melhor que implementar um Centro de Operações de Segurança com uma instituição que seja referência no assunto e disponha das soluções adequadas para suprir as suas demandas.

Entre elas podemos citar o Gerenciamento de Segurança da Algar Telecom. Por meio dele é possível unir várias funções que valorizam a segurança em um único dispositivo e proteger sua organização contra os vários tipos de fraudes.

Além disso, trata-se de um serviço que oferece atendimento 24×7 sob gestão de uma equipe especializada,  sistema de alertas com respostas ágeis, bem como acesso a análises de vulnerabilidades e relatórios periódicos de tentativas de ataques. Sem dúvidas, uma solução que agrega valor à sua imagem e mantém o diálogo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

A Algar Telecom quer ajudar sua organização a garantir sua segurança cibernética. Descubra a solução ideal para sua empresa! Entre agora mesmo em contato conosco para saber mais.

 

Avalie este post