EDR e MDR: entenda o que são e sua importância na segurança de dados

Você já ouviu falar em EDR e MDR? Ao longo dos anos, a compreensão das marcas quanto à segurança online cresceu e instigou à adoção de medidas preventivas. Atualmente, podemos ter o apoio desses dois recursos para evitar ameaças digitais que gradativamente passam por um processo de otimização.

Durante a pandemia da covid-19 criminosos criaram vários ataques ransomware e spyware. Consequentemente houveram muitas violações e golpes pois nem todas as empresas estavam preparadas para combater os ciberataques.

Entretanto, hoje é possível pensar a longo prazo, contar com ações que colaboram na segurança cibernética e fazem com que a proteção se faça presente nas organizações, nas mais diferentes formas de trabalho. Continue conosco e veja o que são essas siglas e como elas agregam valor nessas questões. Boa leitura!

O que é o Managed Detection and Response (MDR)?

Como muitos já sabem, toda pessoa corre o risco de sofrer com um ciberataque. Até mesmo pessoas que são grandes líderes na área de TI podem estar sujeitas a serem vítimas de ataques cibernéticos. Portanto, é essencial ter o apoio de uma solução que traga proteção ao longo do ano, 24 horas por dia. 

Sob esse ponto de vista, o MDR é uma ótima ferramenta para investir na segurança da sua empresa. Trata-se de um serviço de gerenciamento avançado que ajuda a reduzir a quantidade e a possibilidade de riscos de crimes.

Diante disso, profissionais especializados com habilidades e competências no assunto trabalham em detectar ameaças e distinguir se elas simbolizam ou não um dano real. Eles são conhecidos como Security Operation Center (SOC) e tal coleta de dados é administrada por meio do Security Information Event Management (SIEM). 

E seus benefícios?

A segurança e a privacidade digital são dois aspectos que fortalecem a confiança do público interno e externo pela sua marca. Atualmente, são pontos que ajudam na atração e retenção de pessoas. Portanto, apostar no MDR é uma ótima alternativa para ganhar credibilidade e evitar más consequências à saúde do seu negócio.

Caso a empresa não disponha de uma equipe de segurança cibernética exclusiva, a terceirização desse serviço é uma maneira sábia de investir no seu futuro. Afinal, é possível ter o apoio de especialistas no assunto que garantem o alcance dos seus objetivos, enquanto o resto do time se concentra em serviços que já dispõe de forte domínio.

Além disso, a organização passa a potencializar resultados, tornar o ambiente mais produtivo e até mesmo permitir conhecer novos talentos que agregam valor à sua imagem. Ou seja, um fator que fortalece seu diferencial competitivo, permite que invasores permaneçam menos tempo na rede e que seu estabelecimento não fique sujeito aos variados tipos de ataques. 

O que é um Endpoint Detection and Response (EDR)?

Agora que você já sabe o que é o Managed Detection and Response (MDR), chegou o momento de conhecer essa outra solução que colabora na segurança cibernética da sua empresa. O Endpoint Detection and Response (EDR) é uma opção de software de segurança de endpoints que permite identificar e reagir a determinados ataques e ameaças cibernéticas.

Devido às modalidades de trabalho híbrida ou remota, empresas de diferentes segmentos começaram a perceber a importância de colaboradores se conectarem a uma rede que ofereça proteção em smartphones, notebooks e demais dispositivos de acesso ao sistema de gestão da organização. 

Diante disso, eles dispõem de uma série de ferramentas que evitam crimes, melhoram o desempenho do firewall e possibilitam que uma equipe especializada possa agir de maneira preventiva em possíveis eventos de golpes ou presença de malwares. Normalmente é um recurso prático, fácil e que também conta com um ótimo desempenho na nuvem

Assim, é possível assegurar os profissionais da área independente do lugar que eles estejam. Entretanto, torna-se fundamental apostar em treinamentos, caso a marca ainda esteja em processo de transformação digital e depende do aperfeiçoamento de processos em busca da otimização de resultados nesses assuntos. 

Quais os seus principais benefícios?

  • Impossibilita que os criminosos usem os dispositivos dos colaboradores para cometerem ataque cibernéticos;
  • Permite que uma equipe especializada possa garantir a segurança e gerenciar qualquer risco de cibersegurança;
  • Colabora na construção de uma resposta automatizada a incidentes na sua rede;
  • Elimina o intervalo de tempo de permanência desses criminosos na rede;
  • Possibilita encontrar ameaças cibernéticas na rede corporativa de maneira simples e contínua.

Qual o papel desses serviços para a segurança de uma empresa?

Inegavelmente, o investimento em segurança online é totalmente necessário nos dias atuais. Segundo o Relatório de Inteligência de Ameaças DDoS, da Netscout System, dentre os países da América Latina, o Brasil é o que mais sofre com ataques cibernéticos

Portanto, o EDR e MDR são investimentos fundamentais para a sua segurança de dados, ao passo que é possível ter uma resposta rápida a fim de promover a contenção de ameaças. 

Aliado a isso, as empresas poderão manter seus sistemas atualizados e evitar certas brechas que podem simbolizar uma grande ameaça. Além disso, também é essencial contar com um fornecedor de confiança, que conheça as necessidades da sua marca.

Como escolher o melhor para o meu negócio?

Além de considerar os pontos presentes nos tópicos anteriores, é essencial que as soluções em EDR e MDR da empresa em questão sejam totalmente estratégicas. Por exemplo, o que eles fazem quando descobrem um dispositivo infectado? A prestadora usa algum recurso tecnológico que otimiza o processo e garante a segurança contínua de dados?

Sob esse ponto de vista, é fundamental que toda a equipe responsável tenha acesso a relatórios de ameaças. Aliado a isso, a marca que você fará essa parceria necessita apresentar uma alta confiabilidade no mercado, uma vez que é um investimento que engrandece sua imagem e transmite confiança para seu público interno e externo. Portanto, escolha com sabedoria!

Conheça o Vision MEDR e aumente suas barreiras de proteção

A Algar Telecom traz uma solução que se alinha aos objetivos de manter a segurança constante de dados das empresas. Por meio do Vision MEDR, a empresa simplifica processos e garante a proteção em todos os processos que envolvem seu ambiente corporativo. 

Com o apoio dessa tecnologia é possível realizar o monitoramento, detecção e trazer uma resolução de incidentes com a ajuda de uma inteligência artificial de última geração que traz total qualidade ao serviço. Assim, sua equipe poderá focar no seu core business enquanto focamos na proteção de dados e dispositivos. 

A Algar Telecom é uma empresa que se preocupa constantemente com o crescimento das empresas parceiras. Por isso, quer sempre oferecer soluções que protegem seus equipamentos e elimina possibilidades de golpes, ameaças e invasões.

Descubra a solução ideal para sua empresa, entre em contato conosco para saber mais.

Avalie este post