O que é Pacote Office, para que serve e programas mais usados

Mulher sorridente sentada com um notebook no colo enquanto trabalha. Saber o que é Pacote Office e suas funcionalidades é muito importante para melhorar o desempenho do seu trabalho.

Entender o que é o pacote office é entender melhor alguns dos programas mais utilizados hoje. As soluções do pacote são adotadas em massa por empresas, universidades, por chefes, por estudantes e por profissionais diversos.

Da mesma forma, é fundamental saber qual é a melhor opção para seu uso e conhecer as vantagens e os diferenciais de cada plano.

Assim, você garante maior integração e produtividade nas atividades corporativas, bem como em demandas pessoais. 

Para criar, modificar e compartilhar arquivos com segurança e agilidade, conheça já os planos do Microsoft 365 e escolha a opção perfeita para sua empresa! 

Leia também:

O que é o pacote office? 

 

O pacote office é uma suíte de aplicativos de escritório que ajuda na produtividade do dia a dia. São diversas soluções voltadas para ajudar pessoas de diferentes contextos em situações cotidianas.

Variam de programas mais técnicos e específicos, que seriam usados principalmente por pessoas capacitadas, a softwares mais simples que se tornaram praticamente obrigatórios em qualquer PC.

O pacote inclui programas para edição de textos, apresentação de slides, controle de planilhas, gestão de banco de dados e criação de portais corporativos, por exemplo. O escopo é enorme.

A princípio, era pensado principalmente para atender a empresas, como um pool de recursos para auxiliar na produtividade. Surgiu um pouco depois da explosão dos computadores pessoais, mas floresceu mesmo nos anos 90. 

Contudo, com o tempo, tornou-se item essencial para estudantes, professores, acadêmicos e pessoas comuns.

Seu destaque maior é justamente essa versatilidade. A ideia da Microsoft é atender a todo tipo de demanda.

Dois dos exemplos mais típicos do pacote são o Microsoft Word e o PowerPoint — dois dos primeiros serviços do pacote, quando surgiu nos anos 80. São extremamente úteis para diversos propósitos, sendo até hoje líderes de mercado.

Mesmo que o pacote tenha perdido um pouco da popularidade por conta dos preços e da exclusividade para modelos pagos, eles ainda são referência. Os pacotes gratuitos que surgiram depois tentam sempre simular a experiência que o Office trazia.

Com a expansão da Microsoft, apareceram novas versões do Office, para atender às mudanças do mercado. 

Antes, era exclusivo o modelo por licença, desktop. Hoje, temos também a opção de softwares por assinatura na nuvem, disponível para qualquer dispositivo. 

Quais são os programas do pacote office?

 

Vamos agora discutir quais são os programas do pacote office e aprofundar no assunto. 

Word

O Word é provavelmente o mais famoso. Conhecido por ser um editor de texto de primeira linha, ele permite escrever textos profissionais, textos acadêmicos, manuais, relatórios e até mesmo fazer diagramações. 

No cenário mais complexo, pode ser usado para escrever um livro e até para diagramar um.

É famoso por ser intuitivo e fácil de usar. Tudo começa com uma tela branca e um indicativo de linha. A partir daí, você consegue escrever o que quer, inserir imagens e links, de forma muito simples. 

Na hora de exportar, o Word também se mostra muito eficiente, possibilitando vários formatos e integração com outros softwares. 

Excel

Mulher sorridente enquanto trabalha em um escritório, olhando fixamente para o notebook. O Excel, por exemplo, é um dos programas do pacote office mais utilizados nas corporações. 

Brigando pelo posto de segundo mais famoso do pacote, o Excel é um sistema para gestão de planilhas que se tornou facilmente uma plataforma para desenvolvedores também. 

Isso porque, além das planilhas feitas à mão de forma simples, é possível desenvolver lógicas para fazer operações com as células. Exemplos disso são a função soma e a função somase (soma com uma condição estipulada).

Por conta de seu sucesso, ainda hoje é usada para planejamento financeiro e controle de vendas por muitas empresas. O sistema também oferece gráficos e relatórios, o que justifica o uso para análise de dados.

Já em outros casos, empresas usam a aplicação para gerenciar bases de dados enormes e crescentes. Com as funções e a possibilidade de manipular as tabelas com lógica, é possível gerenciar de forma inteligente esses dados. 

PowerPoint

O PowerPoint é um famoso aplicativo para apresentação em slides. Permite confeccionar slides para mostrar em sequência, com informações em texto, vídeos, links, pontos destacados, títulos e subtítulos, etc.

Assim, é perfeito para aulas em uma universidade. Também é a solução ideal para apresentação no ambiente corporativo, como um relatório a ser mostrado para a chefia ou para o resto da equipe. 

Serve para apresentação de trabalho de conclusão de curso, palestras, apresentação em videochamadas e muito mais. 

Access

O Access é o software de gestão de banco de dados do pacote. Ele se encaixa na parte dos softwares técnicos. 

Permite também criar apps sem conhecimento técnico de desenvolvimento de software. O usuário consegue criar e compartilhar essas aplicações de maneira muito intuitiva. 

Microsoft Outlook

O Outlook é o sistema de e-mails da Microsoft. Possibilita administrar mensagens recebidas, enviadas, bem como outras informações similares. 

OneNote

Já o OneNote é um aplicativo que gerencia notas digitais. Permite criar e compartilhar imagens, desenhos, partes da tela e até arquivos de áudio. Muito bom para lembretes e organização de trabalho diário. 

Teams

O Teams é o integrante do pacote que se encarrega das videochamadas e das interações em vídeo ao vivo. Possibilita contato direto, com chats e vídeos, bem como com outras funcionalidades específicas. 

Assim, é muito útil para reuniões de times da empresa, aulas online e reuniões entre amigos distantes.

Exchange

É um app de e-mail corporativo e também de calendário para organizar a produtividade de uma equipe ou de um profissional. 

One Drive

O OneDrive, por sua vez, cuida do armazenamento na nuvem. É a solução que permite subir arquivos e guardá-los com segurança, contando com apoio de backup e soluções de proteção. 

Também facilita o compartilhamento de dados, inclusive entre outros softwares do pacote, como o Power Point.

Yammer

O Yammer é uma espécie de rede social. Permite criar grupos para publicações dos usuários, com interações de curtidas e comentários. Assim, pode ser interessante para comunicação em uma empresa, principalmente em modelos de home office

Stream

Permite carregar e compartilhar arquivos em vídeo com facilidade e segurança. É ideal para treinamento, reuniões semanais, aulas, etc. 

SharePoint

O Sharepoint tem o intuito de criar portais corporativos para centralizar informações importantes e facilitar o compartilhamento. 

Por exemplo, é uma solução útil para criação de centrais para solucionar dúvidas dos colaboradores, bem como para apresentações e notícias.

Quais benefícios o pacote MS Office traz no dia a dia?

 

Homem sorridente enquanto trabalha em um notebook. Além da importância de saber o que é pacote office, é válido entender seus benefícios para todo o time. 

Você já entendeu o que é pacote office e como essa suíte encapsula os programas que você já conhece e muitos outros. Agora, vamos conhecer os benefícios dessas aplicações. 

Integração

Uma das vantagens mais importantes do pacote é a integração. Justamente por serem softwares de uma mesma família, eles se conectam para facilitar o trabalho no dia a dia. 

É fácil exportar de um aplicativo para outro, de modo a tornar o trabalho mais colaborativo e produtivo. Além disso, você consegue até mesmo unir mais de duas aplicações em uma mesma tarefa, com um ecossistema que trabalha a seu favor.

Assim, é possível: compartilhar uma planilha nas ferramentas de videochamada, trazer dados de tabela para o Word, compartilhar arquivos das outras aplicações em portais corporativos, etc.  

Flexibilidade

Outra questão é a flexibilidade. Como veremos adiante, existem vários planos com opções distintas para os softwares da Microsoft, buscando atender a diferentes cenários. 

Dessa forma, a empresa se mantém flexível e consegue lidar bem com mudanças de escopo e variações do mercado.

Conectividade

O Word, o Excel e o Power Point, a tríade clássica do pacote, são conhecidos por serem soluções que funcionam offline. Ou seja, elas geralmente vinham instaladas no sistema operacional e o usuário poderia usufruir mesmo sem acesso à internet ou com instabilidade.

Mesmo com as soluções de office mais novas, como a versão 365, há a possibilidade de acessar offline, caso você precise.

Além disso, a conectividade também está associada com a facilidade para acessar os softwares independentemente do dispositivo. Isso é possível graças à computação em nuvem.

Dessa maneira, você consegue gerenciar arquivos e dados em qualquer aparelho, o que facilita o compartilhamento em uma equipe, por exemplo. 

Colaboração

Podemos dizer que outro dos grandes objetivos do pacote office é a colaboração. São softwares construídos para permitirem o compartilhamento e o trabalho em conjunto. 

Ou seja, a equipe de uma companhia tem a possibilidade de se comunicar diretamente em uma reunião de Teams, enquanto edita um documento de texto e uma apresentação de slides ao mesmo tempo. 

Em consequência disso, tudo pode ser feito a mais de duas mãos, em  integração e em equilíbrio. 

Para grupos de pessoas que trabalham remotamente, por exemplo, essa suíte é sempre muito importante para favorecer a produtividade e garantir que não haja ruídos de comunicação. 

Confiabilidade

A opção dos softwares na nuvem permite maior segurança e confiabilidade com relação aos dados. Ou seja, usuários são capazes de gerenciar portais corporativos, planilhas, documentos em texto, slides e muito mais, com a garantia de proteção completa.

Os arquivos já ficam disponíveis na cloud, podem ser copiados em backups e envolvem a facilidade de registro de histórico de alterações. Assim, caso algum erro comprometa os dados, o usuário consegue voltar à versão segura com alguns cliques. 

Mesmo com o acesso compartilhado, a empresa gerencia melhor para evitar que pessoas não autorizadas acessem. 

Proteção avançada

Em complemento ao que falamos, é possível assegurar proteção avançada nesses softwares. Por isso, a empresa pode confiar em colocar seus dados e informações sigilosas. 

Um ponto importante a destacar é que os softwares da Microsoft já se encontram devidamente alinhados com os princípios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ou seja, são essenciais para reforçar o compliance. 

Economia

Outro ponto de destaque é a economia e a redução de custos. As soluções do Office até  envolvem custos (uma diferença para o padrão anterior, em que alguns programas eram gratuitos), mas são custos acessíveis e com bom benefício.

Assim, mesmo que haja um investimento da empresa, a despesa é compensada com o valor, o aumento da produtividade, a colaboração e a automação.

Facilidade de uso

Os programas da Microsoft tem a fama de serem super fáceis de usar. São construídos para que o usuário não precise perder muito tempo antes da primeira ação. 

A tríade clássica já tinha estabelecido isso no mercado e os programas mais complexos seguem esse mesmo princípio.

Até por isso, os sistemas do pacote office são referências para os concorrentes e para o resto do mercado. 

Como escolher o melhor pacote office?

 

Homem trabalhando em seu notebook. Saber como escolher o melhor pacote ms office é importante para sua economia e produtividade.

Antes de escolher o melhor plano de pacote office, é preciso avaliar alguns fatores. 

O primeiro é o pool de programas que é oferecido em cada pacote. Evidentemente, você  deve se concentrar na alternativa que apresenta os softwares mais úteis para o seu contexto. 

Também é importante analisar se é mais interessante um pacote na cloud ou instalado localmente. Avalie também a questão da assinatura no modelo de serviço ou a compra de uma única vez. 

Além disso, pense na quantidade de usuários e dispositivos que vão utilizar aqueles aplicativos. O ideal é achar uma opção alinhada com suas necessidades neste âmbito.

Abaixo, vamos destrinchar os planos.

Apps for business

 Apresenta aplicativos e serviços. Tem versão offline, instalada em computadores. Traz 1TB de armazenamento na nuvem. Como falamos, já vem com a adaptação à LGPD.

Apresenta a tríade clássica (Word, Excel, PowerPoint) e adicionais: o Outlook e o OneDrive. O Access e o Publisher estão disponíveis para PC apenas. 

Basic

É focado na versão nuvem dos aplicativos e apresenta suporte para mobile. Permite até 300 pessoas em chamadas de vídeo e reuniões. Para dúvidas ou problemas, há um suporte sempre disponível, no telefone ou na web. 

Além dos três principais, oferece Teams, Outlook, SharePoint, Exchange e OneDrive. 

Standard

É uma versão similar ao Basic, mas com o adicional de oferecer os programas em versão desktop também. Se torna, portanto, mais completo e ideal para muitos cenários.

Permite criar relatórios de participantes, bem como hospedar webinars de forma simples. 

Premium

É a versão mais robusta, com todas as funcionalidades do Standard e proteção reforçada contra ameaças virtuais. Ainda oferece controle de acesso para possibilitar maior proteção. 

Quanto custa o pacote office? (2022)

 

No modelo de compra de licenças, há valores em uma média de R$ 800 reais mensais. Já nos planos por assinatura anuais, a média é de R$ 85 reais. 

O plano básico custa R$ 27,43 por usuário, por mês, em uma assinatura anual. O Standard custa 80,00 por usuário, ao passo que o Premium custa 140,80 por usuário. 

Todos apresentam a opção de teste gratuito durante um mês. 

Para criar, modificar e compartilhar arquivos com segurança e agilidade, conheça já os planos do Office 365 e escolha a opção perfeita para sua empresa! 

Perguntas frequentes sobre pacote office: 

Qual é a função do pacote office?

O pacote office facilita processos diários, de modo a possibilitar maior produtividade. Atua em diversas tarefas, como edição de textos, gestão de planilhas, apresentação de slides, gestão de e-mails e gestão de apps. 

Quais são os programas que fazem parte do pacote office?

Word, PowerPoint, Excel, Exchange, OneDrive, Access, SharePoint, Yammer, etc. 

Vale a pena ter o office?

Por ser uma suíte consagrada, que oferece bastante versatilidade, poder de colaboração e integração, trata-se de um ótimo investimento para as empresas. Vale a pena. 

Onde comprar pacote office? 

O usuário consegue adquirir os planos e conhecer mais informações sobre eles no site da Algar Telecom

Conclusão sobre o que é pacote office

Neste artigo, você entendeu melhor o que é pacote office e compreendeu como as soluções se complementam para melhorar a produtividade. 

Falamos sobre como essa suíte é sinônimo de integração e colaboração, por isso, é tão importante para o cotidiano corporativo. 

Nesse sentido, é fundamental conhecer os planos e escolher o melhor para o seu negócio.

Soluções digitais da Algar

Avalie este post