Consultoria em TI: como funciona, o que fazem e quando contratar?

Tela de um notebook com códigos de programação. Ter uma consultoria em tecnologia da informação pode ser benéfica para a segurança da sua empresa.

Gerenciar o setor de TI é uma responsabilidade enorme para as empresas hoje. Apesar disso, a necessidade também é grande, pois as tecnologias concentram cada vez mais atividades e se tornaram mais relevantes para organizações de diversos nichos e tipos.

Por isso, é importante pensar em contratar uma consultoria em TI. Trata-se de um serviço para ajudar as empresas a focarem em seu core business enquanto mantém um padrão de qualidade na gestão de tecnologias.

As atividades de uma consultoria são inúmeras, variando a depender do tipo de negócio a que atende. Assim, é fundamental entender quais são as necessidades de sua empresa e escolher a melhor opção.

Confira mais informações neste conteúdo completo!

Conheça a nossa consultoria em TI com atendimento premium para garantir a sustentabilidade e o crescimento constante de sua empresa!

Leia também:

O que é a consultoria em TI? 

A consultoria em TI é um serviço que ajuda as empresas na governança do setor e no melhor aproveitamento das tecnologias, de modo a amadurecer o departamento.

Ou seja, pode ser considerada como uma forma de outsourcing, em que se terceiriza a gestão da TI para uma empresa especializada ou para um profissional.

A consultoria de TI tenta entender as condições atuais de cada negócio, os desafios, os riscos e tenta propor soluções específicas. O objetivo é supervisionar as operações e o crescimento para garantir que a TI gere valor real ao negócio.

Isso inclui análise das condições da infraestrutura, dos sistemas utilizados, dos dados, de segurança, gestão da implementação de novas tecnologias, etc. 

Esse serviço combina dois aspectos-chave: a expertise e a questão técnica. 

Envolve a mentalidade certa para ajustar processos, reestruturar a empresa e adaptar o modelo de negócio a novas tendências; da mesma forma, envolve uma gestão técnica, que realiza a parte operacional também.

Por um lado, o trabalho da consultoria em tecnologia da informação pode ser somente dar conselhos e propor soluções; por outro lado, pode ser de fato implementar novas ideias e configurar o setor para atender a demandas do negócio. 

Tudo depende do estágio atual de maturidade da TI da empresa contratante.

O importante é que o serviço funcione como um apoio para a gestão, de forma a tornar a administração do setor menos pesada e complexa. 

Como uma consultoria em TI pode ajudar o seu negócio?

Duas mulheres concentradas olhando para a tela de um notebook, onde mostra alguns códigos de programação. Uma delas está explicando algo, simulando estar fazendo uma consultoria em tecnologia.

Veremos em detalhes como uma consultoria em TI pode ser interessante para qualquer negócio hoje. 

Foco no que realmente interessa (seu negócio)

As tecnologias da informação se tornaram armas versáteis e poderosas para qualquer tipo de negócio. 

Por isso, é comum que muitas empresas sem a devida expertise técnica tentem enveredar por esse caminho. 

Diante disso, uma consultoria de TI se torna uma base de sustentação para a empresa. 

Ao se encarregar da gestão, da governança, das questões de segurança e dos outros fatores relativos ao amadurecimento das tecnologias, a consultoria libera tempo e espaço para a empresa.

Assim, os profissionais internos da contratante podem focar em seu negócio e na expertise que já possuem, de modo a continuar entregando valor a seus clientes. 

Sem grandes dores de cabeça e imprevistos com a estrutura tecnológica, tudo flui melhor.

Suporte de especialistas

O grande destaque de ter uma consultoria em TI a seu dispor é justamente o apoio de profissionais especialistas, que já lidaram com muitos tipos de empresas e sabem como contornar problemas comuns. 

Essas pessoas saberão gerenciar situações complexas do dia a dia e oferecerão os melhores conselhos para a evolução da TI. 

Esse olhar externo ajuda a remover vícios, erros e até problemas culturais que acabam engessando o setor.

Nova visão do mercado

Para colocar a empresa em uma nova direção, ajustada aos princípios de um mercado cada vez mais tecnológico, o serviço de consultoria em tecnologia de informação se faz indispensável. 

Afinal, é possível contar, como falamos, com a visão de especialistas que sabem o que dizem e o que fazem.

Dessa maneira, a empresa identifica os passos e as mudanças necessárias para uma transformação digital efetiva. Então, pode trilhar esse caminho e seguir firme, rumo a um novo estágio de maturidade. 

Redução de custos

Quando tenta gerenciar a TI de qualquer maneira, com seu próprio esforço, as empresas podem se perder e sofrer mais. Um dos principais sinais disso é o aumento descontrolado de custos. 

Por outro lado, ao contar com o apoio de uma empresa de consultoria de TI, um resultado possível é justamente a redução de gastos nas operações. Os processos se tornam mais ágeis e mais enxutos, com menos erros e retrabalho.

Da mesma forma, é possível pensar melhor antes de cada decisão e de cada novo investimento. Isso torna as decisões mais estratégicas, com maior retorno associado. 

Uma consultoria em TI ajuda a evitar problemas de segurança, que podem ser custosos, por exemplo. Sua ação em pontos específicos ajuda a diminuir os imprevistos que desencadeiam despesas a mais. 

Maior segurança dos seus dados

Aliás, falando em segurança, é importante pontuar o poder do serviço de consultoria para auxiliar na proteção da empresa. Esse é, inclusive, um dos principais braços do serviço de gestão terceirizada.

Com a capacidade de monitoramento e de implementação de ferramentas poderosas para proteção, é viável reduzir os casos de ataques e crimes, bem como o impacto dessas ocorrências. 

Dessa forma, a empresa evita problemas de reputação, problemas com seus clientes e outras questões prejudiciais, ao se manter estável e segura. 

Mais produtividade e eficiência

A gestão da TI também coopera com o aumento de produtividade, com apoio de sistemas que ajudam nos processos diários. Isso, por sua vez, é crucial para aumentar a lucratividade e viabilizar o crescimento da empresa no mercado.

Com a força da automação, por exemplo, é viável produzir mais, em menos tempo, com melhor aproveitamento dos recursos. 

O que faz um consultor de TI?

Homem trabalhando em uma programação no computador, simulando ser um consultor de TI.

Um consultor é o profissional que cuida da empresa e realiza a assistência direta ao negócio do contratante. É como um conselheiro, que atende a demandas específicas e oferece uma visão especialista para ajudar em diversos âmbitos.

Primeiramente, o consultor de TI busca uma análise diagnóstica da empresa. Então, pode traçar planos para otimizar as operações e tentar melhorar as condições identificadas. Embasa tudo isso com relatórios e registros de auditoria.

Seja com dados, seja com opiniões, o consultor deve propor caminhos e rotas para a gestão da TI. A empresa contratante então deve seguir e observar os resultados.

O consultor também se torna o supervisor das operações, das implementações e das mudanças para garantir que tudo está de acordo com o esperado. 

E como funciona a consultoria em TI na prática?

Na prática, existem inúmeras tarefas e responsabilidades para uma consultoria em TI. 

Inicialmente, é trabalho da consultoria tentar entender em qual estágio a empresa contratante está. É preciso analisar a situação e identificar as reais necessidades para garantir a evolução.

Nessa análise, a empresa pode chegar a diferentes conclusões, como necessidade de implementação de sistemas ou uma nova forma de governança, segundo princípios específicos.

Em seguida, é preciso escolher as metas e os indicadores para aquele projeto. Pode ser estruturado um acordo SLA, por exemplo, já nessa etapa. Esse documento estrutura as obrigações da consultoria de TI e os objetivos principais.

A definição do SLA é importante, pois o termo funciona como um intermediário entre a contratante e a consultoria posteriormente, como um padrão de qualidade, de modo a proteger ambos os interesses.

Então, é preciso alocar consultores para de fato entrar no dia a dia das empresas contratantes. 

Nesse caso, os profissionais devem imergir na realidade do negócio, de modo a tentar identificar novos pontos de melhoria e saber como conduzir o processo de aconselhamento.

Há também reuniões práticas em que o consultor de TI faz perguntas e tenta compreender aspectos profundos acerca de como o setor já é gerenciado internamente. 

O ideal é depois acompanhar tudo com dados e dashboards que indicam o que pode ser ajustado. 

Quais os tipos de consultoria de TI? 

Vamos abordar agora os tipos de consultoria em tecnologia.

Onshore

Uma empresa de consultoria de TI é classificada como onshore quando ela opera no mesmo país da contratada. 

Nesse caso, é possível reduzir ruídos de comunicação, garantindo um serviço mais próximo e direto, que atende às empresas nas suas principais dores.

O suporte é mais prestativo e pode inclusive abranger visitas técnicas à sede da empresa. 

Offshore

Há casos também em que as empresas optam por consultorias offshore, isto é, de outros países. 

O objetivo pode ser um serviço mais simples e mais barato que usufrui da possibilidade de comunicação a distância que a internet oferece.

Assim, mesmo com a distância como um obstáculo, é possível superar isso de forma mais simples com o apoio de tecnologias robustas de comunicação. 

Nearshore

Nesse modelo, o leque ainda está aberto para incluir empresas de outros países. Contudo, busca-se contratar empresas que operam com o mesmo idioma, em locais menos distantes. 

Desse modo, o foco é atenuar um pouco as dificuldades típicas do offshore, trazendo um pouco também as vantagens do onshore. Melhor dos dois mundos, portanto. 

Quais são os serviços de consultoria em TI? 

Tela de um notebook com códigos de programação, demonstrado ser um serviço de consultoria de TI.

Vamos entender melhor como se subdivide os serviços de consultoria em tecnologia da informação nos tópicos abaixo.

Segurança e Infraestrutura 

A primeira é a gestão da segurança e da infraestrutura. Inclui mecanismos de proteção da rede, dos sistemas e dados, de modo a garantir previsibilidade, recuperação de desastres e estabilidade. 

Geralmente, inclui monitoramento constante e capacidade de intervenção rápida sempre que algum evento ocorre. 

A consultoria também se encarrega de analisar riscos e impactos, de modo a saber o que pode ser prejudicial para a empresa e o quão prejudicial cada situação pode ser.

Também abarca controle dos ativos e das condições do maquinário da empresa. Em alguns casos, propõe a terceirização da gestão dos ativos e até mesmo implementação de soluções em nuvem, como a IaaS (infraestrutura como serviço). 

Esse tipo de consultoria em TI é essencial para que as empresas se adaptem a leis recentes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Programas e Equipamentos 

É um controle um pouco mais específico para garantir a saúde dos equipamentos e dos softwares. É menos voltado para a segurança, e mais para as condições necessárias para a continuidade das operações. 

Inclui, portanto, gestão de ativos, inventário, controle da atualização de softwares, controle de licenças, controle das condições de hardware, etc. 

O objetivo é assegurar a produtividade e sustentabilidade do negócio em curto e longo prazo.

Consultoria completa 

Também existe a opção de consultoria completa, que toca todos os pontos citados e muito mais. É uma gestão global da TI terceirizada para uma empresa de consultoria em tecnologia.

Esse modelo inclui:

  • gestão de ativos;
  • controle da infraestrutura;
  • gestão das soluções em nuvem contratadas;
  • monitoramento da rede;
  • prevenção de problemas de segurança;
  • gestão dos dados;
  • controle dos equipamentos;
  • controle da comunicação, etc.

Quando contratar uma empresa de consultoria de ti?

Um dos motivos principais para contratação é quando a empresa é de outro nicho de mercado e ainda não possui uma equipe interna de tecnologia. 

Nesse caso, é importante contar com o apoio de uma consultoria em TI para uma visão externa que ajude a empresa a manter a qualidade das operações.

Assim, é possível contar com uma estrutura eficiente mesmo sem arcar com os custos de contratar uma equipe e desenvolver uma infraestrutura. Portanto, os esforços ficam mais baratos.

Quando o desempenho da empresa não está de acordo com o que se espera, especialmente por conta da TI, é bom contratar uma consultoria. 

Nesse cenário, o trabalho especializado vai atuar no controle dos indicadores para assegurar que esse quadro mude.

Outro ponto é quando a empresa precisa do apoio externo para um projeto de expansão e crescimento. 

A consultoria ajuda a levantar os pontos de atenção nesse projeto e a otimizar os resultados.

Como a Algar Telecom pode te ajudar com uma consultoria em TI exclusiva?

Notebook com códigos de programação na tela.

A Algar Telecom oferece uma consultoria em TI exclusiva para suas necessidades. Apresentamos o gerenciamento completo da sua rede, com monitoramento inteligente e planos de ação em casos de incidentes.

Da mesma forma, há reuniões frequentes, com apresentação de relatórios para detalhar o que está sendo feito, o que pode ser melhorado e como alcançar os objetivos propostos na hora do acordo.

Além disso, sua empresa conta com o melhor suporte do mercado, sempre pronto a atender a sua organização e a oferecer ajuda exclusiva e ágil.

Em suma, o serviço da Algar Telecom está estruturado em três grandes frentes: prevenção de riscos, agilidade nas solicitações e visão das informações importantes.

Conheça a nossa consultoria em TI com atendimento premium para garantir a sustentabilidade e o crescimento constante de sua empresa!

Perguntas requentes:

O que é consultoria em TI?

É apoio de empresas especializadas para gerenciar a TI e as necessidades do setor. 

Como economizar na contratação de empresas de Consultoria em TI ?

É preciso fazer uma análise do que sua empresa precisa antes de escolher uma empresa de consultoria de TI. Assim, busca-se uma opção específica.

Consultoria de ti para pequenas empresas vale a pena?

Para pequenas empresas, a consultoria em tecnologia da informação é essencial para viabilizar o crescimento saudável e seguro, compensando a falta de um time interno. Assim, significa redução de custos. 

Conclusão

A consultoria em TI é um serviço essencial para ajudar as empresas que precisam decolar no mundo atual. 

Aliás, também pode auxiliar as empresas que já estão em um bom estágio de maturidade e precisam manter isso.

A consultoria oferece apoio em diferentes níveis, para companhias de todos os portes. É fundamental saber qual empresa escolher para obter os melhores resultados.

Nesse sentido, vale optar pelo melhor atendimento, pela dedicação exclusiva de profissionais especializados e por uma visão clara dos resultados. 

Avalie este post