Aprenda a desenvolver o seu planejamento financeiro empresarial!

O planejamento financeiro empresarial é um dos documentos mais importantes dentro de qualquer negócio, e vale a pena entender como estruturar esse plano corretamente.

Antes de iniciar suas atividades, todo empreendedor deve se atentar para seu setor financeiro, que será responsável por viabilizar suas metas e objetivos.

No entanto, muitos deixam de elaborar um documento formal de controle, o que pode comprometer a gestão e a saúde financeira da empresa.

Entenda a importância do planejamento financeiro empresarial e veja o que considerar antes de montar o guia contábil do seu negócio.

O que é um planejamento financeiro empresarial?

Planejamento financeiro empresarial é um plano de negócios com diretrizes que define, viabiliza e rentabiliza as ideias de um empreendimento.

Basicamente, trata-se de um documento que possui todas as principais projeções, metas e obstáculos de uma empresa, e os valores monetários necessários para colocar os planos de atividades em prática.

O planejamento financeiro empresarial é um dos principais componentes de uma gestão financeira de qualidade, e é de responsabilidade de profissionais capacitados dentro da companhia.

Com esse documento, torna-se mais simples visualizar as metas do negócio e os valores de custo de cada plano.

Por isso, é importante que ele seja completo e estruturado em uma plataforma adequada, para facilitar a visualização de resultados e a atualização dos planos com o tempo.

Qual a importância de desenvolver um planejamento financeiro empresarial?

Ter um planejamento financeiro empresarial é indispensável para qualquer negócio.

A princípio, sem um planejamento bem definido, é impossível para o empreendedor seguir com o desenvolvimento das suas atividades. Afinal, não será possível determinar quais as metas, os custos necessários para atingi-las e nem quais são as projeções para o futuro.

Sem informações concretas sobre elementos como fluxo de caixa ou investimentos patrimoniais, a empresa atuará sem direcionamento, o que aumenta as chances de fracasso. 

Além disso, o planejamento financeiro permite que o gestor tome decisões mais assertivas e estratégicas, pois terá um documento que servirá como base para suas avaliações.

Trata-se do guia de despesas e receitas de um negócio, que não apenas indica os objetivos a curto, médio e longo prazo, como também serve de indicador, para que a empresa verifique se está no caminho certo.

Mesmo as atividades mais simples, como revisão de custos, compra de materiais e monitoramento de caixa, dependem de um plano bem definido.

Por fim, um planejamento financeiro empresarial adequado pode trazer benefícios até mesmo em grande escala, como na redução da carga de impostos e possibilitando investimentos mais lucrativos para a empresa.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial na prática?

Depois de compreender a importância de um bom planejamento financeiro empresarial, é possível colocar esse plano em prática a partir de algumas etapas simples.

Veja como elaborar o documento do seu negócio de forma mais completa:

Analise todos os setores da sua empresa

Antes de mais nada, é fundamental ter uma visão bem definida de todos os setores da sua empresa.

Cada empreendimento possui necessidades distintas, de modo que o planejamento financeiro empresarial de cada negócio também deverá ser adaptado.

Por exemplo, uma empresa convencional com 10 setores deverá planejar suas finanças de maneira diferente, em comparação a uma startup digital.

Nesse caso, antes de começar a elaborar seu plano de ações, é importante analisar todos os seus setores e componentes.

Tenha as informações em planilhas

Para ter uma gestão mais eficiente do seu planejamento, uma das principais recomendações é o uso de planilhas.

Existem diversos modelos pré-elaborados que facilitam a inserção de dados, desenvolvimento de gráficos e previsões com mais praticidade e rapidez.

Além disso, o uso de planilhas permite que o documento fique mais organizado e simples de editar no futuro, mantendo-o atualizado para seguir as demandas da empresa.

Avalie receitas e despesas

Um planejamento financeiro empresarial eficiente deve considerar todas as movimentações do negócio, incluindo receitas e despesas.

Nesse caso, é fundamental avaliar os recursos que entram e saem do caixa, bem como os diferentes gastos e recebimentos que a empresa registra.

Desse modo, será possível montar um plano mais concreto e que reflita a situação atual do empreendimento.

Desenvolva metas e objetivos para o ano

Uma das principais funções de um planejamento financeiro empresarial é auxiliar no crescimento da empresa. E isso só é possível com a definição de metas e objetivos.

Ao estabelecer diferentes propósitos, o negócio poderá atuar de maneira mais focada, visando um objetivo e administrando seus recursos para isso.

Além disso, definir metas anuais pode auxiliar em um planejamento de longo prazo, que não demanda atualizações tão periódicas, otimizando a gestão.

Desenvolva um método de precificação

É essencial esclarecer que o planejamento financeiro empresarial não influencia somente em previsões e metas, mas também em ações práticas no negócio, como a precificação.

Determinar corretamente os valores das suas mercadorias é fundamental para atingir seus objetivos financeiros.

Além disso, os métodos de precificação são diferentes em cada modelo de negócio. Por exemplo, as estratégias de vendas B2B são distintas de B2C.

Assim, para elaborar atividades que correspondam às necessidades da empresa, é importante incluir fatores como métodos de precificação nas estratégias.

Tenha um plano de ação mensurável

Embora o planejamento financeiro empresarial auxilie o negócio a elaborar suas metas de crescimento, é importante que o plano de ações seja mensurável.

Caso contrário, não será possível rentabilizar as metas, a empresa não terá um plano concreto para colocar em prática.

Por isso, é essencial desenvolver ações que permitam precificação e previsão de recursos.

Conte com um software de gestão financeira

Por fim, para ter um bom planejamento financeiro empresarial, vale a pena contar com um software de gestão financeira.

Existem diversas plataformas especializadas no mercado, que facilitam os processos de acompanhamento e gerenciamento de recursos.

Dessa forma, a empresa poderá não apenas montar um documento com mais eficiência e rapidez, como também executar suas atividades seguindo o planejamento de forma mais acessível.

Como um planejamento financeiro empresarial pode ajudar PMEs?

Este documento é fundamental para auxiliar Pequenas e Médias Empresas em seu processo de expansão.

Isso porque eles ajudam a traçar metas alcançáveis, e permitem uma maior organização dos recursos da empresa. Assim, o empreendedor poderá investir em seu negócio com maior confiança, sem comprometer suas obrigações contábeis.

Com saldo positivo, a empresa também poderá ter crédito na praça, para ampliar suas atividades e construir uma reputação sólida no mercado. Por esse motivo, mesmo pequenos negócios devem investir no planejamento financeiro desde o início.

Vale a pena ter um planejamento financeiro empresarial estruturado?

Ter um planejamento financeiro empresarial pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, e vale a pena investir nesse documento.

Além de estruturar suas finanças, ele permitirá que a sua empresa tenha objetivos mais concretos, auxiliando, assim, o crescimento das suas atividades.

Mesmo pequenos empreendimentos devem buscar ter um plano de ações adequado para suas finanças, e a melhor maneira de fazer isso é por meio desse planejamento.

Assim, vale a pena elaborar estratégias que atendam à sua demanda, por meio de uma proposta profissional, organizada e detalhada. Quer saber como integrar o seu financeiro a um sistema fiscal otimizado? Então não deixe de conhecer nosso produto para te ajudar em uma gestão fiscal simplificada do negócio.

Avalie este post