Consultoria em Cloud Computing: por que você deve contratar e benefícios

Homem desenhando um mapa de backup em uma cartolina branca, simulando estar fazendo uma consultoria em tecnologia da informação.

Uma consultoria em cloud computing ajuda a planejar, organizar e estruturar a migração para a computação em nuvem de dados de uma empresa.

Já sabemos que a cloud computing é um paradigma tecnológico que sustenta diversas operações nas empresas e permite que elas flexibilizem sua estrutura. 

Por isso, é comum que muitas companhias se apressem para ingressar nesse mundo, cometendo vários erros no caminho.

Para evitar esse cenário, é melhor contar com uma consultoria em cloud computing. Esse tipo de serviço é essencial para assegurar que a empresa tome a decisão certa e saiba como implementar essa tecnologia, de acordo com suas necessidades. 

Diante da revolução da cloud e da transformação digital, a consultoria oferece o melhor caminho a trilhar para aproveitar 100% das possibilidades das tecnologias. 

Saiba mais sobre o assunto a seguir.

Conheça nossa solução de nuvem para empresas e dê um passo importante para otimizar seus processos, reduzir custos e aumentar a segurança da TI!

Leia também:

O que se faz em uma consultoria em cloud computing?

A cloud computing é um sustentáculo para as empresas modernas. Oferece uma mudança profunda na forma de encarar e governar a infraestrutura e o recursos de TI, a partir de um foco na descentralização, na virtualização, na automação de processos e na mobilidade.

De certa forma, é um convite à abstração, em detrimento da sensação de segurança de ter recursos concretizados. Por isso, requer um cuidado redobrado para não garantir efeitos colaterais. 

Afinal, por ser uma tecnologia tão revolucionária, ela tende a causar mudanças importantes em vários setores e âmbitos. Diante disso, pode gerar erros em cadeia, caso a empresa não faça o processo de implantação corretamente.

Uma consultoria em cloud computing serve justamente para acompanhar o processo de adaptação à nuvem, com análise, ajustes, monitoramento e aconselhamento para garantir o melhor resultado.

Ou seja, é um acompanhamento que ajuda a escolher a melhor solução e a melhor estratégia para migrar para a nuvem, com opinião especializada e a devida expertise.

A consultoria em tecnologia da informação analisa as condições do cliente, entende as necessidades da empresa e decide o que migrar e quando migrar. Depois, monitora os resultados, cria relatórios de análise e estuda possibilidades de melhoria.

Além disso, esse serviço pensa também em questões de custos, de produtividade e de escalabilidade. 

Podemos dividir o trabalho de uma consultoria em algumas etapas, em uma jornada linear de adaptação e de aprofundamento. 

Primeiro, é preciso planejar e analisar as condições atuais para efetivar a migração. Nesse momento, a empresa parceira ajuda a levantar o que será levado para a nuvem e em qual momento isso será feito, como já tínhamos apontado. 

A escolha do modelo de serviço ideal pode ser feita nesse momento do planejamento. É a hora de estudar as possibilidades, prever situações e analisar os riscos. 

Depois, faz-se uma análise de requisitos, bem como um estudo mais profundo do tempo de migração e do cenário ideal para aplicações nesse novo ambiente. Em seguida, prepara-se e configura-se ativamente o ambiente na cloud.

Depois disso, a consultoria em cloud computing ajuda a migrar sistemas propriamente, com análise e testes, bem como integração com as aplicações on-premises. Então, chega-se à etapa de monitoramento, automação, governança e estabelecimento de novas regras. 

O que faz um profissional de cloud computing?

Homem em um ambiente de data center com um notebook na mão. Ter um profissional que dê consultoria em nuvem para as empresas é fundamental para a segurança dos dados.

Quando analisamos o cenário da computação em nuvem, percebemos que há uma tendência à expansão, com base na personalização. Cada vez mais serviços surgem, com vantagens e características únicas.

Por isso, para aproveitar ao máximo o poder desse paradigma tecnológico e construir um ecossistema consistente e favorável às operações, é preciso contar com o apoio de um profissional da área.

O profissional que presta consultoria em nuvem  ajudará as empresas a dar os primeiros passos, depois também ajudará no acompanhamento. Vai oferecer sua expertise para entender as condições da organização, escolher os melhores planos de nuvem e fazer a devida configuração técnica.

O profissional oferece um suporte humano para analisar diversas questões técnicas e de desempenho. Ele ajuda a interpretar os relatórios e a resumir as conclusões, de modo a orientar os líderes. 

Evidentemente, é dever dele também entender as implicações da computação em nuvem na sua totalidade. Ele deve conhecer os pacotes disponíveis, as soluções para cada problema e entender bem como otimizar um processo de transformação.

Em suma, uma pessoa que trabalha com consultoria em cloud computing é alguém que segue um esquema, um framework para análise e implementação. Contudo, também é capaz de improvisar e sugerir caminhos específicos diante do que é identificado. 

Qual a importância de se ter uma consultoria em cloud? 

Ao dispensar a contratação de uma consultoria em cloud, uma empresa se arrisca demais no momento de se adaptar à tecnologia. 

Geralmente, não há o devido planejamento, nem a definição exata do que será migrado, o que pode incorrer em falhas de produtividade e em falta de segurança.

Ou seja, é importante ter uma consultoria para reforçar os pilares da segurança da informação: a confidencialidade, com o controle de quem visualiza os dados; a integridade, com a garantia de qualidade dos dados; e a disponibilidade, com a certeza de que os sistemas permanecerão estáveis.

Nesse sentido, a migração ocorre de forma fluida e integrada com os mecanismos internos e com os processos, sem atrapalhar a produtividade ou colocar em risco as informações. 

A parceria especializada ajuda a escolher o momento ideal para migrar, bem como as etapas certas, de modo a garantir que o processo não seja abrupto.

Da mesma forma, a consultoria é importante para assegurar que tudo seja monitorado e analisado de acordo com validação e testes. Desse modo, a empresa só toma uma decisão com base em dados consolidados.

A consultoria em cloud computing consegue abranger todas as questões técnicas, que envolvem provisionamento, configuração, automação e até mesmo conceitos como DevOps e mais. 

Para lidar com tarefas mais complexas — como automação de pipeline de Machine Learning, por exemplo — é mais fácil contar com o apoio de quem sabe.

Em suma, o apoio de uma consultoria se faz necessário por conta da complexidade da gestão de um processo de migração. 

Uma empresa que oferece esse serviço tem uma visão de mercado, a experiência de lidar com vários outros negócios e consegue contornar problemas comuns em menos tempo. 

Quais as vantagens de contratar uma consultoria em cloud computing? 

Homem segurando um celular, na tela há um símbolo de nuvem, que representa a migração para cloud.

Falaremos agora sobre os benefícios de ter o apoio de uma consultoria em cloud computing no momento da transformação da empresa

  1. Integração tecnológica 

Um dos pilares do serviço de consultoria é justamente orquestrar a integração entre o que está na nuvem e o que está on-premises. 

Mesmo que a empresa precise migrar praticamente tudo para a cloud, ela naturalmente fará isso aos poucos, por isso, precisará de integração.

A consultoria em cloud computing oferece um apoio para a governança da infraestrutura de modo a favorecer a automação e a segurança. Além disso, permite disponibilidade das informações. 

  1. Custo 

A computação em nuvem é sinônimo de economia de custos, e muitas empresas já sabem disso. A consultoria é essencial para garantir que a empresa não cometa erros que tornem o processo custoso — o contrário dos objetivos principais, portanto.

Ou seja, é viável prevenir falhas estruturais que vão gerar despesas a longo prazo. Por outro lado, a parceira especializada ajuda a escolher o melhor serviço de cloud, com a configuração exata para as necessidades, o que ajuda a evitar gastos com uma estrutura maior do que o necessário.

  1. Segurança 

A segurança é um ponto crítico quando falamos em nuvem. A consultoria em cloud computing pode ajudar a assegurar os pilares de proteção que fazem com que o processo de adaptação seja bem-sucedido. 

É possível implementar corretamente os mecanismos de backup, recuperação de desastres, criptografia e monitoramento para que os dados não sejam comprometidos. 

Isso se torna ainda mais relevante quando falamos em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), por exemplo, e nas novas demandas das empresas diante da lei. 

A consultoria oferece o apoio técnico e intelectual para manter a privacidade e o cuidado com os direitos dos clientes e não deixar problemas de segurança interferirem no compliance. 

  1. Escalabilidade 

Esse é um dos motivos principais pelos quais gestores decidem ingressar na computação em nuvem. Contudo, sem o apoio de uma equipe experiente e ciente das necessidades do negócio, isso pode ser feito de maneira equivocada.

A escalabilidade se torna um fator-chave quando a consultoria tem liberdade de atuação. É possível monitorar constantemente o desempenho dos sistemas, analisar a implantação da nuvem e verificar a possibilidade de escalar os recursos com segurança e agilidade.

Desse modo, a empresa nunca perderá lucratividade nem ficará indisponível para seus clientes. É viável ter o apoio infraestrutural no momento exato em que ele é necessário para gerenciar demandas.

  1. Previsibilidade de custos

Justamente por conta do planejamento consistente e bem elaborado, a jornada de migração com a consultoria em cloud computing gera previsibilidade sobre custos. 

Ou seja, é possível saber exatamente quanto a empresa precisará para implementar a nuvem e qual será o retorno disso. Essa visão ajuda no controle financeiro e permite que a adaptação seja mais consciente, segura e tranquila.

É ideal para fugir de um cenário caótico, em que a empresa gasta descontroladamente e não consegue ver os resultados. 

A consultoria é essencial, sobretudo, para gerar transparência sobre o que está sendo investido, de modo a motivar os líderes no processo de adaptação.

  1. Monitoramento e melhoria contínua e automatizada 

O apoio de uma consultoria é crucial para que a empresa não interrompa o processo de evolução depois dos primeiros resultados. 

Ou seja, para continuar monitorando e melhorando continuamente, inclusive com o apoio da automação, é fundamental contratar um suporte especializado.

Assim, é possível continuar consistente e modernizar as operações de acordo com novas demandas. 

Evite dor de cabeça ao migrar, conte com a consultoria em cloud da Algar Telecom

Vantagens de contratar uma consultoria em nuvem da Algar Telecom

A consultoria em cloud computing da Algar Telecom traz o auxílio que você precisa na jornada de adequação aos pilares dessa nova tecnologia. É possível migrar de forma segura, menos custosa, escalável e flexível. 

A Algar conta com um suporte diferenciado e eficiente para ajudar no dimensionamento de soluções, na segurança, no controle e na análise de resultados. 

A empresa oferece um serviço de infraestrutura para centralizar as operações e facilitar o fluxo de dados. 

Os processos de TI passarão pela estrutura para serem coordenados devidamente, de modo a possibilitar somente benefícios para a organização.

Conheça nossa solução de servidores em nuvem e dê um passo importante para otimizar seus processos, reduzir custos e aumentar a segurança da TI!

Como funciona o Cloud Plus da Algar?

Instâncias

Sua empresa só precisa de alguns cliques e já pode aproveitar para observar os resultados positivos. Em pouco tempo é possível definir os servidores, o tamanho e iniciar a configuração do processo de migração.

Volume

É possível escolher entre tecnologias HDD e SSD para obter o máximo de adaptação às suas necessidades. 

Auto Scaling

Com a solução da Algar Telecom, as empresas conseguem ampliar os recursos de acordo com a demanda, automaticamente. 

Balanceadores

É possível controlar melhor o tráfego e dividi-lo em diferentes instâncias. 

Suporte diferenciado

Um suporte sempre presente, ágil e prestativo para solucionar problemas e oferecer caminhos para melhorar o seu dia a dia.

Dados free

Caso precise transferir dados, as companhias podem fazer isso sem custos adicionais, diferentemente de outros serviços. 

Elasticidade

Crescimento horizontal, rápido, de acordo com as necessidades de sua empresa e com o ritmo do mercado. 

Perguntas Frequentes

Quais são os serviços de cloud computing?

Há diversos serviços de cloud que virtualizam recursos computacionais, como a infraestrutura como um serviço (IaaS), a plataforma como um serviço (PaaS), o software (SaaS) e outros. 

O que é serviço cloud computing?

Uma forma de abstrair recursos computacionais com uma estrutura descentralizada e virtualizada. Em vez de ter acesso aos recursos localmente, a empresa os gerencia por meio da internet. 

Quais exemplos de aplicações em cloud computing? 

Um dos exemplos mais simples para verificar como funciona a nuvem é um sistema de e-mail. Há também dashboards de softwares de gestão para empresas, que salvam dados e encapsulam processos por meio da web. 

Conclusão

A consultoria em cloud computing é uma forma de atender a demandas de empresas que querem implantar a nuvem com segurança. 

O apoio especializado ajuda a definir os melhores caminhos, a identificar o que precisa ser migrado e a entender como usar a nuvem para atingir os objetivos. 

Avalie este post