5 serviços de armazenamento em nuvem para empresas

armazenamento em nuvem para empresas: quais são os melhores serviços?

Com a explosão da computação em nuvem, é comum que as empresas se perguntem se as soluções da cloud são realmente úteis para elas. Especificamente, se questionam se o armazenamento em nuvem para empresas pode solucionar seus problemas de tanto tempo.

Por isso, é fundamental se debruçar sobre um diagnóstico das necessidades da companhia e uma comparação precisa entre solução de nuvem para empresas e armazenamento local. 

Neste conteúdo, apresentaremos um comparativo entre esses paradigmas. Assim, vamos aprofundar esse quesito para ajudar você em sua escolha. 

Conheça as opções de servidor em nuvem para empresas e saiba como poderemos ajudar a sua!

Leia também:

Diferenças entre armazenamento local e de nuvem

Comecemos com os tópicos principais que separam os dois modelos de armazenamento.

Primeiro, é importante estabelecer exatamente do que se trata quando falamos nesses dois conceitos.

O armazenamento local consiste em configurar e instalar máquinas físicas na estrutura da empresa, sob a responsabilidade da própria companhia. Nesse sentido, é preciso ter pessoal e arcabouço técnico. 

Por outro lado, armazenamento em nuvem para empresas é a contratação de espaço na nuvem para atender às necessidades computacionais da empresa. É a alocação de pacotes de servidores remotos.

Então, vamos prosseguir analisando ponto a ponto como eles diferem entre si.

Desempenho

Um ponto é justamente o desempenho. Armazenamento local depende bastante do que a empresa consegue fazer em termos de equipamentos alocados. Então, o desempenho pode ser satisfatório ou não, mas tudo depende da gestão da própria empresa.

Com o armazenamento em nuvem para empresas (e quaisquer outros serviços da cloud), você pode obter o melhor desempenho possível, com as melhores tecnologias do mercado. 

É possível ter acesso a soluções de ponta, avançadas, prontas para solucionar os problemas típicos da empresa, independentemente do tamanho.

Além disso, caso a empresa precise de um armazenamento mais rápido ou ágil, pode simplesmente contratar pacotes mais adequados. Essa flexibilidade permite encontrar o ajuste fino, a solução perfeita para as necessidades. 

Segurança

Outra questão é a segurança. O armazenamento local depende também dos esforços de proteção decorrentes dos mecanismos internos da empresa. 

Se a empresa negligencia isso ou simplesmente não tem porte para gerenciar esse fator da melhor forma, a proteção pode ser prejudicada.

Em outras palavras, a responsabilidade é toda da empresa. É preciso ter uma equipe pronta para isso e sempre cuidar da questão da transparência e da proteção de perto. 

Por outro lado, no caso do armazenamento em nuvem para empresas, a gestão da segurança é terceirizada, por conta do provedor. 

Ou seja, a empresa contratante tem acesso a uma suíte de recursos e mecanismos avançados para o controle da defesa e da segurança da informação.

Torna-se possível, assim, gerenciar melhor a saúde dos dados e o ciclo de vida. Com a segurança na nuvem, a empresa consegue garantir os pilares da proteção: o controle de acesso, o acesso rápido aos dados e o controle da qualidade dos dados. 

Custos com estrutura física

Outra questão envolve os custos com estrutura física. O armazenamento local requer que a empresa dedique espaço da sua sede ou de suas instalações para alocar servidores. 

É preciso, também, ter refrigeração e todo o cuidado técnico com a segurança dos equipamentos.

No caso da computação em nuvem e das soluções de nuvem para empresas, é totalmente diferente. 

Os servidores usados são remotos, descentralizados, acessados pela internet. A empresa pode simplesmente manter o local-sede apenas para tarefas mais importantes.

Aliás, existem inclusive muitas empresas hoje que nem mesmo têm sedes físicas ou são disruptivas com relação a isso. Com a nuvem e a descentralização que ela oferece, as companhias podem ficar mais tranquilas e focar em seu core-business.

É até mais fácil gerenciar financeiramente os custos, porque são reduzidos a taxas simples de administrar no balanço. 

Backups

Os backups também são divisores de águas quando falamos em armazenamento em nuvem e local. Nos servidores em nuvem para armazenamento, você conta com uma solução completa de backups, inclusive com automação e redundância.

Ou seja, as empresas não precisam se preocupar, pois os provedores cuidam das cópias e garantem a acessibilidade e a integridade dos arquivos.

Já em armazenamento local, essa é mais uma das muitas responsabilidades que recaem sobre a equipe interna. É preciso controlar as rotinas, definir os períodos corretamente, bem como administrar exatamente para onde vão os dados, etc.

Tudo isso requer um forte conhecimento técnico e apoio do pessoal especializado. Envolve tempo e custos.

Monitoramento

Vamos seguir no nosso comparativo. Agora o tema é monitoramento.

As soluções de nuvem para empresas garantem um monitoramento constante e robusto, com mecanismos precisos de vigilância para assegurar o máximo de segurança. É um monitoramento 24/7, que tenta prevenir os riscos e as brechas, bem como seus impactos.

Por outro lado, o armazenamento local depende da capacidade de monitoramento da empresa. Geralmente, é limitado a monitoramento somente em horários comerciais, o que não compreende totalmente as necessidades da organização.

Escalabilidade

O armazenamento em nuvem para empresas se destaca justamente pela escalabilidade. Um dos pontos a favor dessa solução é a facilidade que se tem para escalar um servidor, sempre que houver a necessidade. 

A empresa pode contratar pacotes maiores, para suprir essa demanda.

Ou seja, o serviço em cloud consegue crescer com a empresa, de modo a se adequar a suas necessidades. Assim, a organização não terá um teto de crescimento e desenvolvimento e poderá expandir de acordo com seus objetivos.

Em comparação, o armazenamento local é muito mais rígido e difícil para expansão. Para expandir, será necessário ter um projeto físico e estrutural que atenda a isso. 

Ou seja, pode ser preciso construir novos espaços, instalar novas máquinas e contratar mais pessoas. Isso gera muitos custos e uma forte necessidade de controle. 

Mobilidade

O armazenamento em nuvem permite que a empresa consiga acessar dados independentemente do dispositivo ou do local (ou até da hora). Ou seja, os arquivos ficam acessíveis durante todo o tempo, para ajudar nas operações e na execução dos processos.

O armazenamento local, por sua vez, só permite acesso nas máquinas específicas, localizadas dentro da empresa. 

Suporte

Para fechar, discutiremos também a questão do suporte. O armazenamento em nuvem oferece o suporte especializado como uma solução específica dentro do pacote de serviços. Assim, é possível resolver os problemas com um time específico, voltado a isso.

No armazenamento local, o suporte é oferecido pela própria equipe. Ou seja, requer um esforço do próprio pessoal técnico. 

Por que o armazenamento em nuvem é importante para as empresas?

importância da solução de nuvem para empresas

O armazenamento em nuvem é importante, pois significa redução de custos, economia com possíveis esforços técnicos, menos pessoal e menos problemas para empresa.

Ou seja, o acesso à tecnologia de ponta para armazenamento se torna mais simples e menos custoso, até mesmo em termos de obrigações. 

Com menos responsabilidade sobre a equipe interna, a empresa consegue focar em outras questões, como já foi comentado.

A cloud ano após ano se reforça para solucionar problemas que existiam antes. Questões de segurança, por exemplo, estão mais robustas do que nunca. A capacidade de personalização também avança a passos largos.

Hoje, é viável que uma empresa atenda praticamente ao máximo de suas necessidades, com serviços customizados e prontos para ela. Há vários tipos de armazenamento em nuvem para pequenas empresas e também para grandes empresas.

Além disso, hoje é muito mais rápido encontrar esse ajuste fino com as soluções em nuvem — algo que poderia demorar anos no caso de armazenagem local, por exemplo.

É importante analisar isso com o fato de que os custos são flexíveis e mais simples de gerenciar. A TI não precisa ser cara demais e pode ser ajustada de acordo com a necessidade da companhia também.

Há casos em que a companhia pode diminuir o pacote de serviços quando sentir que está um pouco mais caro do que deveria. O importante é contar com essa flexibilidade, inclusive para a expansão. 

Como escolher o melhor serviço de armazenamento em nuvem para empresas?

Tipos de armazenamento em nuvem para empresas

Agora, comentaremos sobre alguns tipos de armazenamento em nuvem para empresas. 

Compartilhamento corporativo de arquivos

Uma das soluções nesse sentido é o compartilhamento corporativo de arquivos. Envolve a capacidade de usar sistemas para compartilhar os dados de forma remota, por meio de servidores na nuvem, em tempo real. 

Assim, é possível que uma pessoa em um lado do mundo consiga se comunicar e até trabalhar com outra pessoa do outro lado. É possível garantir que eles editem arquivos ao mesmo tempo, por exemplo, e compartilhem a visão com todos. 

Armazenamento de arquivos

As soluções de armazenamento são voltadas para gerenciar arquivos, em pastas, como em um computador pessoal. 

Com um grau mais alto de organização e catalogação, é viável assegurar maior proteção, maior segurança e menos riscos e problemas para o dia a dia. 

Quando pensamos no armazenamento em nuvem para pequenas empresas, isso se torna ainda mais essencial. 

Backup

Tipos de armazenamento em nuvem para empresas

Os backups são essenciais quando falamos em armazenamento de arquivos. As cópias de segurança permitem armazenar os dados em locais específicos, seguros, para usá-los como redundância se algo acontecer com a versão principal.

Toda e qualquer solução de armazenamento em nuvem para empresas deve trazer um cuidado com os backups. Sem eles, a empresa não consegue chegar ao nível de proteção que precisa, com disponibilidade, integridade e confiabilidade. 

O ideal mesmo é que o backup seja automatizados, para que não haja erros. 

Data Warehouse

O Data Warehouse é uma tecnologia de armazenamento de dados estruturados, coletados de diversas fontes. A grande vantagem é que o Warehouse requer uma análise antes dos dados entrarem, uma esquematização.

Isso gera uma organização prévia para permitir maior clareza e controle desses dados, portanto. A ideia, assim, é ter um filtro para que a empresa consiga qualidade em suas análises e verificações. 

Data Lake

Já o Data Lake pode ser compreendido como um complemento do Warehouse. É uma solução de armazenamento que aceita dados desestruturados e estruturados, sem nenhum tipo de requisito prévio. 

Por isso, é uma estrutura mais flexível, típica para armazenar os dados temporariamente, que depois podem ser levados ao Warehouse.

Tanto o Data Lake quanto o Warehouse são tecnologias essenciais quando pensamos em Big Data e no grande volume de informações que são gerados hoje. 

5 melhores serviços de armazenamento em nuvem para empresas

Agora, vamos falar um pouco sobre os serviços de armazenamento em nuvem para empresas. 

1. Google Drive

O serviço de nuvem da Google é bem famoso pela sua integração com o sistema operacional Android e com o Gmail. Permite uma gestão facilitada independentemente do dispositivo, tanto no celular quanto no PC.

Uma vantagem interessante é o uso do Drive como uma extensão do computador, algo que pode ser facilmente configurado. Assim, é possível economizar um pouco o espaço em disco, ao mesmo tempo em que se visualiza os arquivos do Drive direto da máquina.

2. ICloud

Permite sincronização de arquivos, inclusive com o sistema operacional da Microsoft. O sistema facilita o armazenamento dos documentos criados nos dispositivos da Apple, evidentemente. Trata-se de uma solução que vem com 5GB grátis. 

3. OneDrive

Serviços de armazenamento em nuvem para empresas

Também é uma solução em nuvem de armazenamento que surge com 5GB gratuitos. Com o sistema do Office 365, pode ser expandido até muito mais. 

Permite colaboração em tempo real, edição de arquivos facilitada, compartilhamento com pessoas de fora, interação com Windows 10, etc. 

4. Dropbox

Ideal para todos os sistemas operacionais. Faz backups automáticos nos celulares instalados, para evitar o trabalho manual das pessoas. Aceita arquivos de qualquer tipo e tamanho. 

É preciso considerar que o limite da conta gratuita é de 2GB. 

5. Mega

O Mega se destaca por oferecer 50GB livre na conta gratuita e também pelos recursos robustos de privacidade e criptografia de ponta a ponta. É preciso ficar atento apenas ao limite de downloads na conta principal, pois isso pode se tornar um empecilho. 

Como escolher o melhor serviço de armazenamento em nuvem para empresas?

Antes de escolher a melhor nuvem de armazenamento, é necessário avaliar alguns fatores.

Primeiro, quanto a empresa realmente precisa em termos de espaço. Cada opção tem seus pacotes e é necessário analisar as várias opções para chegar ao que a empresa realmente necessita. 

Em seguida, é bom avaliar os diferenciais de cada solução. Por exemplo, no caso de um foco maior em privacidade, a empresa pode entender que isso é o ideal. 

É preciso olhar os diferenciais e comparar com a expectativa da organização para entender qual ferramenta será a mais adequada. 

Também é importante analisar qualidade do suporte, velocidade e efetividade, mobilidade, escalabilidade da solução, etc. 

Confira as nossas soluções digitais para empresas e conheça as soluções que você precisa para melhorar o seu dia a dia!

Conclusão

O armazenamento em nuvem para empresas inclui soluções específicas e otimizadas que atendem às necessidades de cada contratante. 

É preciso estar atento à questão da mobilidade, dos pacotes contratados, do suporte e muito mais para saber como escolher a melhor nuvem de armazenamento.

Avalie este post